segunda-feira, 21 de abril de 2008

Indicadores de Desempenho de Vendas

Para analisar o desempenho da força de vendas , podemos utilizar alguns índices que indicam o desempenho de vendas quando comparados com os indicadores (padrão) determinados pela empresa.
É uma ferramenta muito utilizada em vendas, pois, desta forma pode-se comparar os diversos desempenhos entre territórios de vendas, entre vendedores e regiões e determinar metas de desempenho para sua força de vendas de acordo com o tipo de índice.

  • Proporção da venda - Clientes que não compraram/Clientes que compraram
  • Clientes sem compra - 60 dias Clientes sem compra 60 dias/Total de clientes
  • Clientes sem compra - 90 dias Clientes sem compra 90 dias/Total de clientes
  • Valor médio da venda -Valor total dos pedidos/número de pedidosVisitas
  • Produtividade - Número de pedidos do mês/Dias úteis de trabalho
  • Efetividade - Número de pedidos do mês/Número de visitas realizadas
  • Volume - Valor dos pedidos no mês/potencial de compra dos clientes que compraram
  • Participação - Valor dos pedidos do mês/potencial de compra da carteira
  • Produção diária - Valor dos pedidos do mês/Dias úteis de trabalho
  • Pedidos rejeitados - Número de pedidos rejeitados/Total de pedidos
  • Pedidos Rejeitados Valor - Valor dos pedidos rejeitados/Valor total dos pedidos.

  • Média de Produtos por pedido - Número total de produtos vendidos/Quantidade de pedidos
  • Média da quantidade por pedido - Quantidades de todos os pedidos/número de pedidos
  • Satisfação do Cliente I - Reclamações dos clientes/Visitas a estes clientes
  • Satisfação do Cliente II - Reclamações dos clientes/Número de clientes ativos

  • Custo por Pedido - Custo total do vendedor/número de pedidos
  • Custo da venda - Custo total do vendedor/valor dos pedidos
  • Custo por visita - Custo total do vendedor/número de visitas

  • Prazo médio de pagamento - Total dos dias de prazo/número de pedidos

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