Quais informações são importantes para acompanhar a força de vendas?
- Cliente – Registro das informações cadastrais do cliente que interessam ao setor de vendas - Ficha do Cliente
Dados cadastrais jurídicos e demográficos, nome, localização dos compradores e dados pessoais dos decisores, histórico de compras (produto, preço, quantidade), reclamações, freqüência de compra, vendedor que atende.
- Prospects – Cadastro de prováveis clientes. Tem as mesmas informações do cadastro de clientes.
- Pedido – Registro do que foi vendido ao cliente, indica produtos ou serviços, quantidades, preços, prazo de pagamento e prazo de entrega.
- Vendedor/Representante – Registro dos dados cadastrais jurídicos e demográficos, comissões, carteira de clientes, custo, demais representadas e segmento de atuação;
- Pedidos obtidos: Quantidade de pedidos, discriminados por cliente, produtos, preços, quantidades, prazo de pagamento e prazo de entrega.
- Pedidos faturados: Mesmo registro anterior considerando os pedidos que foram entregues aos clientes.
- Pedidos reprovados pela área financeira: Mesmo registro anterior acrescido do motivo de recusa.
- Número de visitas efetuadas: Identificação das visitas por cliente, data, objetivo e resultado.
- Dias trabalhados: Número de dias úteis de trabalho para o período de análise, normalmente o mês.Custo dos vendedores: Total do custo mensal de cada vendedor, incluindo comissões, salários, despesas, etc.
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